Sites Responsíveis

Mas afinal o que é um site responsivo?

Você está lendo esse post de um computador, de um tablet ou de um celular? Essa não é uma pergunta aleatória. Só está sendo feita porque a forma como estamos navegando na internet está cada vez mais diversificada, e qualquer uma das opções é possível.

Site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc).

Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.

Em smartphones a navegação e experiência do usuário fica difícil e limitada tendo que usar recursos de zoom in e out para ler a página na integra. Outros detalhes como botões e menus ficam desformatados pois não foram feitos para esse dispositivo ou resolução.

Eu preciso atualizar meu site para responsivo?

Sem dúvidas. O Google está lançando uma campanha chamada #MobileMadness onde a partir de 21 de abril a compatibilidade de um site com dispositivos móveis se tornará um fator de classificação nos resultados de buscas do Google. Hoje é fundamental que o seu site seja responsivo pela experiência de navegação que deve passar para o usuário e também para ficar adequado aos buscadores e aumentar a relevância.

Os números falam por si só

Em dezembro de 2013 a empresa Comersite baseada em 40 clientes de diversas áreas fechou com uma média de 30% dos acessos via dispositivos móveis (tablets e smartphones).

Acompanhe mais alguns dados que comprovam o mercado mobile e vão fazer você repensar sobre o seu site:

  • Brasil registra quase 276 milhões de acessos mobile.
  • Sete em cada 10 usuários que acessar via celular espera no máximo 5 segundos a página abrir.
  • A cada 10 usuários que tiveram dificuldades em acessar um site mobile 4 falaram que não voltariam a tentar.
  • Mais de 15% das transações do Mercado Livre na América Latina tem origem mobile.
  • O valor médio das compras via mobile chega a 13% a mais do que as compras feitas por computador.
  • Até o final de 2014 a maioria dos sites serão acessados por dispositivos móveis.

A fórmula é simples

Se você trabalha com vendas e o seu site está com uma navegação difícil você está perdendo no mínimo 30% hoje e isso vai aumentar! O mercado web é muito dinâmico com muitas variáveis, sendo assim, se o usuário esperar muito para abrir o site ou ficar com restrições para navegar e fechar o navegador e busca outro mais fácil.